O médico urologista Dr. Fernando de Assis, professor de Urologia na Universidade Federal do Acre (Ufac) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), usou suas redes sociais, na quarta-feira (13), para alertar sobre os riscos do uso indiscriminado de esteroides anabolizantes.
Em vídeo publicado no Instagram, o especialista destacou que o uso dessas substâncias só deve ocorrer, de forma controlada, em casos de deficiência de testosterona, geralmente diagnosticada em homens com mais de 65 anos, devido à deficiência androgênica relacionada ao envelhecimento.
📌 Uso em mulheres
Segundo o médico, não existe indicação para o uso de hormônio masculino em mulheres em nenhuma fase da vida. Ele criticou a banalização da prescrição e consumo, citando estudos recentes que apontam efeitos nocivos ao cérebro e ao comportamento.
📌 Dados preocupantes
- Agressividade pode aumentar em até 70%;
- Ansiedade cresce de 40% a 50%;
- Depressão chega a 70% entre usuários.
Dr. Fernando também ressaltou que os esteroides alteram a função cerebral, provocam mudanças cognitivas e, em alguns casos, levam à hipotrofia cerebral. Ele ainda associou o uso dessas substâncias a episódios de violência no país e anunciou que apresentará estudos científicos comprovando os impactos negativos no organismo.
Fabiano Azevedo – Site Amazônia Agora