O título do Brasileirão parecia bem encaminhado, mas o Botafogo passa por um período de turbulência e deixou a liderança escapar. Nesse sentido, cinco times ainda disputam o caneco, e o Flamengo é um deles. Os comandados de Tite, entretanto, terão que realizar um feito inédito para manter vivo o sonho do enea (nono título). O Rubro-Negro jamais venceu os últimos cinco jogos desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
No momento, a equipe carioca soma 57 pontos, cinco atrás do atual líder Palmeiras, porém tem um jogo a menos. Esse duelo será diante do Bragantino, que também segue vivo na disputa do título, dia 23, às 21h30, no Maracanã. Caso derrote o Massa Bruta, a equipe carioca diminuirá a diferença para o primeiro colocado para apenas dois pontos, restando quatro rodadas para o fim.
Superar outras arrancadas
Para permanecer na briga, o Flamengo precisa de uma campanha invicta e praticamente perfeita na reta final. Ao longo de vinte anos de pontos corridos, a melhor sequência foi em 2009, durante a arrancada rumo ao título do torneio. Naquele ano, o clube rubro-negro venceu quatro e empatou uma partida para carimbar o troféu. Aquele elenco, inclusive, perdeu apenas um jogo nas últimas dezessete rodadas, contra o Grêmio Barueri.
+ Publicação de Gabigol sobre aniversário do Flamengo gera polêmica
Outro ano em que o Rubro-Negro emendou quatro vitórias nas últimas cinco rodadas foi em 2018, uma temporada antes do bicampeonato da Libertadores. Por outro lado, em 2022, a equipe teve três derrotas na reta final da competição, mas o elenco estava eufórico com os títulos da Copa Libertadores e do Brasil, sob a batuta de Dorival Júnior. Os três tropeços nas últimas rodadas também aconteceram em 2017, 2013 e 2010.