O 27º FNESP – O Poder da Educação para um Planeta Vivo, fórum de ensino superior promovido pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. O fórum terá como tema central o desenvolvimento sustentável, destacando o papel das instituições de ensino superior (IES) diante das crises e emergências climáticas globais.
Entre os nomes já confirmados estão a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; asecretária da Seres/MEC, Marta Abramo; o presidente do CNE, César Callegari; aconselheira da Câmara de Educação Básica, Cleunice Rehem; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira. Está prevista ainda a participação do ministro da Educação, Camilo Santana (a confirmar). Entre os destaques internacionais estão Victoria Galán-Muros (UNESCO-IESALC), Deborah Nusche (OCDE) e Paul LeBlanc (Southern New Hampshire University). Do Brasil, participam ainda o climatologista Paulo Artaxo (USP), além de gestores de universidades públicas e privadas de várias regiões do país.
A programação contará com debates sobre a educação como aliada do planeta, a urgência da crise climática como prioridade acadêmica, apresentação da Pesquisa Inédita sobre Sustentabilidade nas IES brasileiras, a inclusão da sustentabilidade no currículo e na pesquisa, a curricularização da extensão e seu impacto social, a efetividade das práticas de ESG, os campi sustentáveis e a formação de sociedades do futuro, além do papel do Brasil diante dos desafios globais.
Nas salas simultâneas, serão discutidos temas como transformação digital e inteligência artificial nas IES, educação 5.0 e ensino a distância (EAD), estratégias de marketing e permanência estudantil, governança, compliance e empregabilidade, crédito estudantil, inclusão e mobilidade social, inovação institucional e novos modelos de gestão financeira, além de legislação educacional, PNE e avaliação do ensino superior.
O encerramento contará com o HackLab FNESP, uma maratona de inovação com a participação de estudantes universitários, e a palestra do jornalista especializado em meio ambiente André Trigueiro.
Para a cobertura do evento, é necessário credenciamento prévio por e-mail[email protected]ou WhatsApp 11 97237-8237.
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos oferecer soluções para o desenvolvimento sustentável das instituições associadas e contribuir para a melhoria da educação acadêmica no país. Comprometido com a inovação, coordena redes de cooperação educacional, realiza estudos por meio do Instituto Semesp e promove a interação entre mantenedoras, profissionais e estudantes. Organiza eventos como o FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, o Conic, as Jornadas Regionais, as Missões Técnicas nacionais e internacionais, entre outros, além de capacitar profissionais por meio da Universidade Corporativa Semesp.