“Escola sonhada”, diz governadora em exercício Mailza ao acompanhar início das obras no Alto Pentecostes, em Mâncio Lima

Uma semana após a assinatura da ordem de serviço, a governadora em exercício Mailza Assis, acompanhou de perto o início das obras da tão sonhada escola rural na comunidade Alto Pentecostes, em Mâncio Lima, neste domingo, 24. O projeto é aguardado há anos pelas famílias da região e foi viabilizado com emenda parlamentar destinada por Mailza em 2019, quando era senadora.

Comunidade do Alto Pentecostes comemorou início das obras da escola. Foto: Alice Leão/Secom

Com investimento de R$ 1,8 milhão, a nova escola deve atender mais de 200 alunos do Alto Pentecostes e também de comunidades vizinhas como Belo Monte, Ramal 307 e Ramal do Gama. O espaço será moderno, adequado e terá prazo de execução de seis meses, com entrega prevista para março de 2026.

Durante a visita, Mailza destacou a importância do momento para a educação rural. “Uma escola sonhada que vai beneficiar não apenas a população aqui do Pentecostes, mas também do Belo Monte, do Ramal 307, do Ramal do Gama. Para mim, a felicidade está em dar possibilidade para que essa obra tão esperada por essa população se concretize”, afirmou.

Agricultor Cécio Lau foi quem doou o terreno para a construção da escola. Foto: Alice Leão/Secom

Atualmente, parte dos alunos do 6º ao 9º ano da comunidade estuda no período da tarde na escola municipal Braulino Vieira de Alencar, entregue recentemente pelo Estado, e outra parte precisa se deslocar cerca de 24 km até a escola Glória Soriano, na comunidade Belo Monte. Com a nova unidade, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de estudar perto de casa, com mais segurança e qualidade de ensino.

Escola vai levar nome de avô de agricultor que doou terreno

O agricultor Célio Lau da Silva Alencar, que cedeu o terreno para a obra, falou com orgulho sobre a conquista e a homenagem ao avô que vai dar o nome à nova escola, um dos primeiros moradores do local. “É um sonho da comunidade que se realiza. Meus filhos vão estudar aqui, sem precisar sair da comunidade. E ainda teremos a alegria de ver a escola levar o nome do meu avô, Antônio Serafim da Silva, que foi um grande homem. É uma felicidade imensa para todos nós”, destacou.

Governadora em exercício Mailza ouviu relatos e agradecimentos dos moradores da comunidade. Foto: Alice Leão/Secom

Para a professora Maria de Fátima, a nova escola simboliza futuro e o desenvolvimento. “Essa escola vai ficar como um marco histórico da nossa comunidade. Para mim, ela se chama desenvolvimento. Ela define futuro e um futuro brilhante para nossos jovens”, ressaltou.

O coordenador do Núcleo de Educação, José Alcione, também lembrou que a conquista vai além de uma estrutura física. “Todo recurso que vem para a educação não é despesa, é investimento. Essa escola vai atender mais de 200 alunos e mostra o compromisso do governo com a educação rural e indígena. Hoje estamos concretizando um sonho coletivo”, disse.

Visita da governadora em exercício Mailza Assis foi acompanhada por pais, funcionários e representantes dos moradores. Foto: Alice Leão/Secom

O vereador Zeca do Pentecoste, um dos que mais lutou pela obra, relembrou a trajetória até a conquista. “Era difícil ver nossos alunos divididos em três escolas, dependendo de transporte precário, muitas vezes parando por semanas. Desde 2019, quando a governadora ainda era senadora, ela se sensibilizou com nossa luta e prometeu ajudar. Hoje, graças à parceria de todos, vemos o sonho sair do papel. Tenho certeza que em março do próximo ano nossos alunos estarão entrando com o pé direito nessa nova escola,” disse.

A professora Diana de Oliveira Costa, mãe de dois filhos, falou da luta antiga e da importância da escola para as famílias. “Essa escola é um sonho que já vem de uns quatro anos atrás. Como mãe e professora, digo que nossos alunos precisam de um espaço que seja nosso. Essa escola vai melhorar muito a vida de todos, e somos muito gratos à governadora por ter essa sensibilidade,” destacou.

Comerciante Arildo Evangelista acredita que escola vai melhorar o movimento do local. Foto: Alice Leão/Secom

O comerciante Arildo Evangelista, que mantém um comércio e panificadora ao lado do terreno da obra, também comemorou. “O futuro das crianças é o estudo. A educação é muito importante e a comunidade esperava por isso há muito tempo. Todo mundo está contente. Eu sou natural de Parintins, estou há 15 anos no Acre, dez deles aqui na comunidade, e digo que essa escola vai trazer movimento e desenvolvimento. Somos muito gratos à vice-governadora pela sensibilidade.” disse.

Obra deve ser concluída até março de 2026. Foto: Alice Leão/Secom

Participaram ainda da visita o deputado federal Coronel Ulysses, representantes da escola e pais de alunos. O empreiteiro responsável, Warner da Costa, explicou que a terraplanagem já foi concluída e que os próximos passos serão a fundação e a construção da estrutura principal.

Compromisso com o Acre

Ao relembrar que a emenda foi destinada em 2019, Mailza ressaltou a determinação em transformar o recurso em realidade para a população.

“O recurso defasou, mas o governo complementou para que a escola seja como foi sonhada. Só a minha emenda, quando senadora, trouxe R$ 570 milhões para todo o Acre, em diferentes áreas, mas nada me deixa mais feliz do que ver um investimento na educação se transformar em oportunidade para nossas crianças. Hoje é um dia de alegria e de reafirmar o meu compromisso com cada comunidade do nosso estado”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *