Governador do Acre, Gladson Cameli, Lidera Delegação na COP28 em Dubai: Compromisso e Avanços na Preservação Ambiental em Destaque

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou sua presença na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), programada para ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Liderando a comitiva acreana, Cameli participará ativamente de agendas relevantes no evento internacional dedicado à discussão da crise climática.

O primeiro compromisso do governador será uma mesa-redonda com os líderes dos estados pertencentes ao Consórcio Brasil Verde, no qual o Acre está inserido, juntamente com outros 10 estados. Nesse painel, serão debatidas estratégias para combater o desmatamento, bem como para a conservação e restauração de paisagens e florestas.

Gladson Cameli expressou sua perspectiva sobre a participação na COP28, destacando a oportunidade de debater os rumos do planeta e reforçando o compromisso do Acre com a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável. O governador ressaltou a posição de destaque do estado como exemplo global na proteção ambiental.

Além da participação no painel, está prevista a presença do governador na Assembleia-Geral de Coalizão, cujo tema é “Unindo líderes: ampliando ações multiníveis para fechar a lacuna da ambição”. Nesse contexto, serão abordados assuntos relacionados à Amazônia, incluindo a implementação de ações de desenvolvimento sustentável e o lançamento de um planejamento estratégico de transição econômica para a região.

O Acre, que preserva 85% de seu território, tem alcançado avanços notáveis na área ambiental nos últimos anos. Em resposta firme contra os crimes florestais, o governo registrou uma redução significativa de 71% na derrubada ilegal da vegetação nativa e de 41% nos focos de calor, dados referentes ao período de janeiro a novembro de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além do governador, diversos representantes de órgãos estaduais, como a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, o Instituto de Mudanças Climáticas, a Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais, entre outros, acompanharão a conferência.

O ex-presidente Lula também marcará presença na COP28, representando o Brasil e discursando como líder temporário do G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo. Lula abordará temas como a agenda ambiental brasileira e a contenção do desmatamento na Amazônia. A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, também é esperada na conferência.

O Acre, durante a COP28, participará ativamente de diversos painéis, discutindo temas como redução do aquecimento global, preservação das florestas, justiça climática, combate ao desmatamento, pagamentos por serviços ambientais e implementação de políticas de redução de emissões de gases poluentes. A participação inclui a assinatura de documentos relacionados à venda e adiantamento de recursos de créditos de carbono, além de apresentações sobre o modelo de governança adotado pelo Acre e o potencial econômico de negócios inovadores e produtos florestais da região. O destaque principal será a redução expressiva nos alertas de desmatamento e queimadas, com uma queda de 71% na derrubada ilegal da floresta e de 41% nos focos de calor desde o início do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *