Mais de 1.500 Carteiras de Identidade aguardam retirada na OCA de Cruzeiro do Sul, acumuladas desde 2021, à espera de seus legítimos proprietários. O coordenador do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, Jonas Oliveira, faz um apelo para que as pessoas se dirijam à OCA para recuperar seus documentos.
Em Cruzeiro do Sul, já estão sendo emitidas as novas Carteiras de Identidade Nacionais, sendo a primeira via do documento gratuita. A partir da segunda via, a expedição tem um custo de R$ 101,84 em papel-moeda, enquanto o uso de policarbonato eleva o valor para R$ 186.
A validade da nova carteira varia conforme a faixa etária: 5 anos para pessoas de 0 a 11 anos, 10 anos para aqueles de 12 a 59 anos, e sem prazo determinado para quem tem mais de 59 anos.
Os documentos são confeccionados na OCA, onde são atendidas 60 pessoas diariamente. Exceções, como acamados, presidiários e pessoas em situação de rua, são atendidas pela equipe do Instituto de Identificação, seja no próprio local, em casa, delegacia, ou em outros locais necessários.
“Realizamos visitas a hospitais e outros lugares onde o serviço é necessário, além de promover mutirões para a expedição das Carteiras de Identidade”, destaca Jonas.
Nos demais municípios do Vale do Juruá, como Porto Walter e Marechal Taumaturgo, a expedição das Carteiras de Identidade é realizada nas delegacias de Polícia Civil.