Preocupações com Enchentes no Rio Acre: Defesa Civil de Rio Branco Mantém Vigilância Constante

Na manhã desta terça-feira (20), o Coronel Sandro Cassiano, coordenador em exercício da Defesa Civil Municipal da Prefeitura de Rio Branco, abordou as preocupações em relação ao nível do Rio Acre e seus afluentes, especialmente diante da possibilidade de uma enchente este ano.

De acordo com o oficial, houve uma diminuição significativa no volume de água do Rio Acre nas últimas 24 horas, passando de 10 metros e 56 centímetros para 9 metros e 54 centímetros. Essa redução, segundo ele, praticamente descarta, até o momento, a possibilidade de uma enchente semelhante à ocorrida no ano anterior, em 2023.

Apesar dessa tendência otimista, o Coronel Cassiano ressaltou que a vigilância e o plano de contingência permanecem ativos. O monitoramento dos níveis do rio e seus afluentes é realizado diariamente às 6 horas da manhã, e até o momento não há sinais de preocupação. No entanto, ele alertou que uma chuva intensa nas cabeceiras poderia alterar essa situação, com impacto em Rio Branco em aproximadamente 72 horas.

“Nosso monitoramento é feito diariamente, às 6 horas da manhã, o rio apresentou vazante em Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, ele está descendo, está baixando o nível. Nesse momento não é preocupante e a tendência nas próximas 72 horas é que continue baixando, a não ser que nós tenhamos uma chuva muito forte nas cabeceiras e só vai chegar em Rio Branco depois de 72 horas”, destacou Sandro.

O coronel enfatizou a importância da preparação contínua, mencionando que em caso de uma enchente iminente, toda a estrutura da prefeitura, juntamente com as secretarias pertinentes, está pronta para agir e atender àqueles afetados.

“O nosso plano de contingência já está vigente, todas as secretarias estão cientes do que pode acontecer, isso é normal na nossa região, a época de inverno, as chuvas são intensas então a qualquer momento, se tiver alguma ocorrência, as nossas secretarias já estão em condições. Há aproximadamente 15 dias atrás, nós fizemos um simulado onde nenhuma secretaria estava sabendo disso e o corpo de bombeiros, através do coronel Charles, ele acionou um plano como um simulado, teve uma ocorrência e nós fomos acionados para esse plano e graças a Deus a nossa secretaria deu uma resposta 100% estamos muito satisfeitos com isso. Eles solicitaram uma quantidade de caminhões, uma quantidade de embarcações e em menos de uma hora nós conseguimos dar resposta, ou seja, nós estamos preparados e em condições de atender qualquer evento que venha acontecendo na nossa cidade de Rio Branco”, finalizou Sandro.

Com a equipe e os recursos adequados prontos para responder a qualquer eventualidade, a Defesa Civil de Rio Branco reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar da população frente aos desafios impostos pelas variações dos níveis do Rio Acre e seus afluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *