A cidade de Assis Brasil, localizada na fronteira do Acre com o Peru, enfrenta uma situação preocupante devido à enchente do Rio Acre, que já resultou no desabrigamento de dezenas de famílias, conforme informações divulgadas pela Defesa Civil Municipal.
Nos últimos 24 horas, o nível do rio aumentou mais de cinco metros na região, atingindo a marca de 12,12 metros na manhã desta quinta-feira, 22, como consequência das intensas chuvas que chegaram a aproximadamente 180 milímetros.
Segundo os dados preliminares, 54 famílias foram obrigadas a deixar suas residências em Assis Brasil. Destas, 12 foram acomodadas na escola Maria Ferreira, 27 no Ginásio Sidney Nascimento, enquanto outras 15 buscaram abrigo na casa de parentes.
Desde a tarde de quarta-feira, 21, diversas ruas próximas a igarapés foram inundadas. O transbordamento de valas e bueiros contribuiu para o acúmulo de lixo, exigindo uma ação de emergência das equipes da prefeitura para desobstruir os canais de passagem da água.
O prefeito Jerry Correia ressaltou a importância de seguir o Plano de Ação da Defesa Civil do município e tomar todas as medidas necessárias diante da situação. “Desde cedo, nossas equipes estão nas ruas avaliando os danos, incluindo áreas rurais onde igarapés transbordaram. Locais que nunca alagaram foram afetados pela forte chuva, causando vários pontos de alagamento”, afirmou.
As secretarias de Assistência Social, Obras, Agricultura e Meio Ambiente estão mobilizadas na retirada das primeiras famílias que se encontram em áreas de risco na cidade de Assis Brasil.