Mais de 200 pessoas tiveram que deixar suas casas no município de Jordão, no interior do Acre. Na tarde desta sexta-feira (23), o Rio Tarauacá que banha a cidade ultrapassou a cota de transbordamento e invadiu as ruas da localidade.
De acordo com o prefeito Naudo Ribeiro, os atingidos estão sendo levados para abrigos montados em creches e escolas públicas. “Nesse primeiro momento é só a retirada das famílias. A gente montou sete grupos de apoio com telefone para contato [para dar suporte aos desabrigados]”, explica.
Além do Tarauacá, o município é banhado também pelo Rio Jordão, que segundo o prefeito, também continua a subir de nível e pode vir a causar novos transtornos. “continua chovendo e continua subindo, inclusive nas cabeceiras dos dois rios”, enfatiza.

Rio Tarauacá transborda em Jordão — Foto: Kézio Araújo
Em Jordão, as cotas de transbordamento são estabelecidas em aproximadamente sete metros, porém, por falta de equipamentos adequados não é possível medir com precisão a situação. O prefeito acredita, no entanto, que o rio Tarauacá já tenha passado de oito metros, acima da cota.
Dono de um comércio na Avenida Francisco Dias, em frente ao rio, Aurélio Oliveira, conta que começou a recolher suas coisas aos primeiros sinais de cheia. “Ano passado eu passei por isso, foi um sufoco, eu deixei pra tirar na última hora e aí já tava tarde”, conta.

Rio Tarauacá transbordou nesta sexta-feira (23) — Foto: Késio Araújo/Arquivo pessoal
Durante a enchente de 2023, o comerciante disse que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. “Aí nessa agora eu tava sentindo que ia alagar e resolvi não deixar pra última hora”, ressalta. Ele a família se mudaram para um armazém mais distante, mas monitoram a situação.