Da Redação do Site Amazônia Agora
Após dias de tensão e preocupação, uma notícia esperada pelos moradores de Rio Branco, capital do Acre, finalmente se concretizou nesta quarta-feira, 7 de março. O nível do Rio Acre começou a apresentar retração, trazendo um alívio para milhares de pessoas afetadas pela enchente que assolou a região nas últimas semanas. Nas últimas 12 horas, o manancial registrou uma diminuição de dois centímetros, atingindo a cota de 17,84 metros no início da manhã de hoje.
A vazante ocorre 12 dias após o transbordamento que impactou mais de 70 mil habitantes e colocou Rio Branco diante da segunda maior enchente de sua história. Apesar das chuvas intensas desta manhã, a Defesa Civil prevê que o rio continue baixando gradualmente.
“Claro que depende do volume de chuva, mas mesmo assim, acredito que vamos ter uma diminuição, mesmo lenta, já que há vazante na bacia inteira, menos em Assis Brasil, o que deve, neste momento, fazer pouca diferença para Rio Branco”, comenta Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil.
Falcão expressa confiança de que o rio não atingirá novamente o patamar máximo de 17,86 metros registrado nesta enchente. No entanto, ele alerta que ainda podem ocorrer oscilações no nível do rio.
“O que pode acontecer é apresentar vazante, voltar a subir um pouco, o que é normal por conta do ritmo de chuvas neste mês de março, mas não deve chegar mais à cota máxima que alcançamos este ano”, explica.
Apesar de já terem se passado cerca de doze dias desde o transbordamento, desde 17 de fevereiro o Rio Acre vinha apresentando aumento de seu nível na capital acreana, causando transtornos e prejuízos para a população local