Nesta sexta-feira, 8, o Rio Juruá registra 14,03 metros em Cruzeiro do Sul, tendo aumentado apenas 5 centímetros de nível nas últimas 24 horas. Apesar da subida mais lenta, o manancial já atinge diretamente 19 mil pessoas em 12 bairros e 14 comunidades rurais. 78 famílias, que somam 318 pessoas, estão nos 9 abrigos montados pela Prefeitura e 35 se encontram em casa de familiares.
Com a lotação das seis escolas municipais, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul conta agora com parceria do Governo do Estado para abrigar as famílias, em três unidades de ensino da rede estadual: Craveiro Costa, localizado no Bairro Remanso, Madre Adelgundes Becker, no Miritizal e Flordoardo Cabral, no Bairro do Colégio.
“Cada família fica em uma sala de aula. A medida é adotada desde o início da gestão do prefeito Zequinha Lima, para gerar uma sensação de bem-estar no ambiente como se estivessem em sua casa mesmo. Todas as famílias que entraram nas escolas, receberam um kit de limpeza e orientações para cuidarem de seu espaço até a situação normalizar”, pontuou Delcimar Leite.
As pessoas que se encontram em bairros alagados e precisarem de remoção devem acionar os bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo número 999464079.