Uma dieta nutritiva e diversa é a chave para ter uma vida saudável e mais feliz. Pensando nisso, a revista norte-americana CNBC entrevistou nutricionistas de Harvard e especialistas em longevidade para saber seus hábitos alimentares, e, surpreendentemente, alguns alimentos coincidiram.
Confira abaixo os cinco alimentos que experts na área comem todos os dias para melhorar a saúde do cérebro e do coração, aumentar a longevidade e promover o bem-estar geral.
Folhas verdes
Comer folhas verdes como espinafre, acelga, rúcula e couve, melhora a memória, aumenta a produção de colágeno e combate doenças cardiovasculares. Isso porque esse tipo de alimento contêm nutrientes essenciais para o corpo, incluindo vitamina A, ácido fólico, vitamina C, ferro, vitamina K, potássio e cálcio.
Louis Hansel/@shotsoflouis/UnsplashAs folhas devem ser incluídas no almoço e no jantar por conta da quantidade de fibras que possuem
Frutas silvestres
As frutas silvestres, também conhecidas como bagas, possuem antioxidantes que ajudam a proteger as células e reduzir o risco de diferentes doenças. Elas também combatem a inflamação no corpo, sendo associadas a melhorias na saúde do cérebro e à redução do declínio cognitivo.
Morango, mirtilo e framboesa são boas opções para incluir na dieta por terem menor teor de açúcar do que outras frutas, como banana e manga.
Morangos e mirtilos são frutas que melhoram a saúde cerebral
Peixe e proteínas magras
Nutricionistas e especialistas entrevistados pela CNBC recomendam limitar o consumo de carne vermelha e trocá-la por opções mais saudáveis, como proteínas magras. Uma delas é o salmão, bastante popular entre os experts por conter ômega-3 e vitamina B, ótimo aliado para a saúde do cérebro e do coração.
Getty ImagesO peixe é um ótimo aliado para a perda de peso
Leguminosas
As leguminosas são ricas em fibras, proteínas, vitamina B, ferro, cobre e magnésio, entre outros nutrientes. Seu consumo regular tem sido associado a um menor risco de problemas cardiovasculares, além de aumentar a saciedade e ajudar a controlar o peso. Lentilhas, grão de bico e feijão são boas opções para incluir na alimentação diária.
PixabayAs leguminosas são um ponto em comum entre todas as blue zones, aqueles lugares no mundo onde as pessoas atingem ou ultrapassam os 100 anos de idade
Frutos secos e sementes
Tanto os frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas), quanto as sementes (girassol, abóbora, linho, chia) têm uma elevada densidade nutricional e são ricas em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis.
Esses pequenos alimentos são repletos de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a manter as células cerebrais saudáveis e a reduzir a inflamação no organismo. Por serem ricas em calorias, é aconselhável controlar o consumo.
FotografiaBasica/Getty ImagesAs avelãs, nozes e castanhas são fontes de fibras e gordura positiva