Com informações do site Tempo Aqui
Da Redação do Site Amazônia Agora
Nesta terça-feira, 19 de março, marca o início do outono no Acre, trazendo consigo as primeiras ondas de frio polar que se aproximam do estado, prometendo derrubar as temperaturas e reduzir a umidade relativa do ar. De acordo com informações do renomado pesquisador David Friale, divulgadas pelo portal O Tempo Aqui, a chegada da massa polar, embora de intensidade fraca, é esperada nos primeiros dias da estação, possivelmente antes do final de março.
O fenômeno astronômico que marca o início do outono é conhecido como equinócio, caracterizado pelo equilíbrio entre o dia e a noite, com igual duração. Este evento, além de marcar a transição de estações, traz consigo mudanças significativas no clima e na atmosfera.
À medida que avançamos para o mês de abril, as ondas polares tendem a se intensificar, acompanhadas ainda por chuvas frequentes, podendo ocasionar temporais com raios, ventanias e eventual queda de granizo. Maio e junho não ficam imunes às mudanças, com alguns dias experimentando quedas bruscas de temperatura e baixa umidade do ar.
No contexto do Acre e da maior parte do Brasil, o outono se caracteriza pela redução abrupta das chuvas. Esta estação marca a chegada das primeiras ondas de frio polar com força suficiente para impactar significativamente a umidade do ar e as temperaturas, sinalizando a transição do período chuvoso, o verão, para o período seco, o inverno.
O outono chega ao fim em 20 de junho, dando lugar ao inverno, momento em que o Sol estará em sua posição aparente mais inclinada para o norte, tanto para os acreanos quanto para a maioria dos brasileiros. Este período de transição não só traz consigo mudanças climáticas, mas também impacta diretamente nas atividades cotidianas e na saúde das pessoas, que devem se preparar para as variações de clima e temperatura.