Cientistas dos Estados Unidos criaram um composto que promete produzir os efeitos benéficos dos exercícios físicos sem que seja necessário suar.
Resultado de ao menos dez anos de estudos, a pílula foi apresentada durante o encontro da Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), que está sendo realizado nos Estados Unidos até 21 de março.
Os benefícios dos exercícios para a saúde física e mental são bem conhecidos, e os médicos há muito prescrevem a prática de ginástica ou de esportes coletivos para proteger a saúde. Mas, e se você não tiver tempo para fazer exercícios ou for fisicamente incapaz de fazê-lo?
“Não podemos substituir o exercício, o exercício é importante em todos os níveis”, disse Bahaa Elgendy, principal investigador do projeto, em comunicado à imprensa. “Se posso me exercitar, devo ir em frente e fazer atividade física. Mas há muitos casos em que é necessário um substituto”, completou.
Proteínas
Elgendy e equipe desenvolveram um composto capaz de ativar proteínas que receptoras do hormônio estrogênio, mimetizando os processos metabólicos que são iniciados com a prática de atividades físicas. O estrogênio é um hormônio importante para a saúde dos ossos e para o metabolismo da gordura, além de estar envolvido no ciclo reprodutivo feminino.
Após aperfeiçoamentos para diminuir a toxidade e potencializar os resultados, o composto foi testado em ratos e se mostrou capaz de combater a obesidade, a insuficiência cardíaca e o declínio da função renal dos animais. Também foi observado um aumento da massa muscular nos ratos.
A pílula que pode substituir os treinos ainda não foi testada em humanos, mas os cientistas acreditam que encontraram um caminho promissor para intervir favoravelmente no metabolismo humano.