A corrida eleitoral em Xapuri, no Acre, ganhou novo fôlego com a formação de uma aliança multipartidária liderada pelo Progressistas (PP). O acordo, encabeçado pelo deputado Manoel Moraes, líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), conta com o apoio do PSDB, PDT, Podemos e PSOL. Este movimento visa desafiar a sequência de duas administrações petistas lideradas pelo atual prefeito Bira Vasconcelos.
Uma fonte interna do PP revelou que nesta sexta-feira, 5, está programado um ato de filiação multipartidário em Xapuri, com o intuito de demonstrar a força e a coesão da aliança. Cada partido apresentará uma chapa completa de pré-candidatos a vereador, muitos dos quais serão filiados durante o evento.
Além disso, o advogado Maxsuel Maia emerge como o candidato consolidado da frente partidária à prefeitura da cidade. Essa afirmação contraria especulações sobre a possibilidade de substituição de Maia por outro nome.
É evidente que não há espaço para acordos políticos com o PT de Bira Vasconcelos. O deputado Manoel Moraes destacou, durante uma entrevista no podcast Bar do Vaz, que o PT não demonstrou humildade e que o seu grupo político não fará composição com o partido. Essa decisão parece estar fundamentada na exoneração de membros do grupo de Moraes que ocupavam cargos de confiança na administração municipal.
Com essa aliança multipartidária e a candidatura consolidada de Maxsuel Maia, o cenário político em Xapuri promete ser dinâmico e competitivo, com a possibilidade de uma mudança significativa na liderança municipal.