Uma cobra da espécie jiboia, com aproximadamente 2,5 metros de comprimento, foi avistada atravessando o Ramal do Esquerdo, no município de Rodrigues Alves, nesta segunda-feira (3). O animal foi filmado e fotografado enquanto seguia em direção à mata.
Orleido Bissons, conselheiro tutelar que registrou as imagens, relatou que parou as motocicletas no ramal para evitar que a cobra fosse atropelada. “Esperamos ela atravessar para que ninguém passasse por cima dela ou tentasse capturá-la. Ela entrou na floresta e seguiu seu caminho”, explicou.
A jiboia é uma serpente não peçonhenta, podendo atingir até 4 metros de comprimento. Essas cobras são comuns na região do Vale do Juruá e esta é a terceira aparição registrada em Rodrigues Alves este ano.
Em 6 de maio, moradores filmaram uma sucuri cruzando a estrada que liga Rodrigues Alves a Mâncio Lima, mas os bombeiros não foram acionados. Em março, outra sucuri, com cerca de 5 metros, matou um cachorro em um quintal em Rodrigues Alves antes de ser capturada pelos bombeiros.
Embora a sucuri não seja venenosa, ela pode matar suas presas por constrição, apertando-as com força.