Programação e Desfile Cívico-Militar
O evento incluiu o hasteamento da bandeira e um desfile cívico-militar. O Acre foi elevado à categoria de Estado em 1962, quando o então presidente do Brasil, João Goulart, assinou a lei que transformou o território federal do Acre em estado. A legislação foi proposta pelo deputado federal José Guiomard dos Santos.
Discurso do Governador Gladson Cameli
O governador Gladson Cameli chegou acompanhado do filho, Guilherme Cameli, e destacou a importância da festividade como um marco na história do Acre. Ele mencionou as dificuldades enfrentadas durante seu primeiro mandato, como a pandemia, e incentivou a população a continuar sonhando e cobrando melhorias. “Cabe à função do Executivo ouvir e transformar o Acre em um estado de oportunidades”, afirmou Cameli.
Cameli também garantiu que manterá o equilíbrio financeiro do estado, destacando a geração de empregos e renda sem comprometer a saúde financeira. “O Acre está num caminho hoje onde os próprios números mostram que avançou em várias áreas; precisamos avançar muito”, declarou.
Homenagens In Memoriam
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a homenagem in memoriam a João Donato, que recebeu a insígnia de Grau Comendador da Ordem da Estrela do Acre. A honraria foi entregue ao seu filho, Donatinho. Além de Donato, foram condecorados a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro, com o Grau Grande Oficial, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, com o Grau Comendador.
Presenças Notáveis
O prefeito Tião Bocalom exaltou o desenvolvimento do Acre nos últimos anos e enfatizou a necessidade de avanços em áreas críticas como o desenvolvimento humano. Ele destacou o potencial econômico do estado e a importância do apoio do governo para a iniciativa privada.
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nicolau Júnior, comemorou os 62 anos de emancipação do Acre e elogiou o governador Gladson Cameli pelo desenvolvimento do estado. “Viva o Acre e viva o nosso povo”, declarou.
Histórico da Emancipação
A emancipação do estado do Acre foi oficializada em 15 de junho de 1962, por João Goulart. Antes disso, a região pertencia à Bolívia e ao Peru, sendo incorporada ao Brasil após o Tratado de Petrópolis em 1903. As negociações com o Peru foram concluídas em 1909.
Até 1962, o governador do Acre era nomeado pelo presidente da República. A primeira eleição governamental ocorreu em outubro de 1962, elegendo José Augusto de Araújo como governador.