A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a realização da edição 2024 da Olimpíada Nacional de Energia Elétrica (ONEE), a primeira desde que a olimpíada se tornou um evento anual e acessível a participantes de todos os estados brasileiros. As inscrições para alunos do 8º e 9º ano das redes pública e privada começam em julho no site https://www.onee.org.br/. A ONEE visa ensinar os estudantes sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e contribuir para formar consumidores conscientes. A edição deste ano será organizada pela EDP Espírito Santo em parceria com o Instituto Abradee, com financiamento do Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Estima-se a participação de pelo menos 191 mil estudantes, 9,6 mil professores e 3,1 mil escolas na ONEE em 2024. As provas ocorrerão em duas fases previstas para o final de setembro.
Além de medalhas, o estudante com melhor desempenho em cada estado e no Distrito Federal receberá um notebook.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze da ONEE serão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem precisar participar da 1ª fase.
Haverá também uma competição adicional entre os melhores de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 27 competidores, para escolher o campeão nacional, que receberá um prêmio extra.
Os estudantes inscritos terão acesso a um curso modular sobre as melhores práticas no uso da energia, demonstrando a importância do uso eficiente da energia na sociedade. Os tópicos incluem introdução à energia e suas transformações, fontes e matrizes energéticas, produção e consumo consciente de energia, e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Nas redes sociais da ONEE, os alunos encontrarão vídeos e outros conteúdos de apoio para o aprendizado e sucesso nas provas. Em um projeto piloto, a ONEE teve 40 mil inscritos em 2021 e 188 mil em 2022.