Nesta quarta-feira (26/06), a Polícia Federal em Santarém iniciou a Operação Surtur para combater o desmatamento ilegal de mais de 15 mil hectares na zona rural de Castelo do Sonhos, no centro da Amazônia Legal.
Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Progresso/PA, Castelo dos Sonhos/PA e Sinop/MT, além de ordens de sequestro de bens no valor superior a 630 milhões de reais, todos expedidos pela Justiça Federal da Subseção de Itaituba/PA contra diversos suspeitos dos crimes investigados. Durante as investigações, identificou-se que várias fazendas contíguas, registradas em nome de diferentes pessoas, tiveram suas florestas intensamente desmatadas, indicando uma ação coordenada entre os posseiros dessas áreas devido à extensão e rapidez dos desmatamentos.
A maior parte da área desmatada ilegalmente foi posteriormente queimada. Por isso, a operação foi nomeada “Surtur”, em referência ao gigante de fogo da mitologia nórdica. Armas apreendidas incluem: 1 pistola Taurus, 9mm, modelo G2C, e 1 revólver Taurus, calibre 38, modelo Bulldog de 5 tiros.