Representantes das Defesas Civis Estadual e de Rio Branco participaram nesta segunda-feira, 8, de uma nova etapa no desenvolvimento do Projeto Bacia Amazônica. O projeto, intitulado “Implementação do Programa de Ações Estratégicas para Garantir a Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia do Rio Amazonas Considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas”, visa estabelecer uma colaboração entre Brasil, Peru e Bolívia.
O principal objetivo do projeto é criar um sistema integrado de previsão e alerta para a gestão dos recursos hídricos ao longo da Bacia do Rio Amazonas, que abrange desde as nascentes na Cordilheira dos Andes até o delta no Oceano Atlântico.
Além disso, o projeto busca capacitar os municípios para uma gestão eficiente de riscos relacionados a eventos climáticos extremos. No Acre, as cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira foram selecionadas para participar dessa iniciativa.
A meta é assegurar a proteção de 1,6 milhão de pessoas que residem na região abrangida pelos três países, ajudando-as a enfrentar eventos climáticos extremos.
O Projeto Bacia Amazônica é uma iniciativa da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Acre, explicou: “Estamos ainda na fase de elaboração do sistema, realizando o levantamento de dados e consultando informações nos municípios selecionados no Acre para a finalização do projeto”.