Gladson Cameli considera financiar restaurantes populares para municípios do Acre

Nesta terça-feira (16), o governador do Acre, Gladson Cameli, revelou que está considerando a possibilidade de financiar a criação de restaurantes populares em diversas cidades do estado. A ideia surgiu após uma visita ao restaurante popular da Baixada da Sobral, em Rio Branco, na última quinta-feira (11).

Cameli afirmou que vai identificar quais municípios acreanos estão interessados em colaborar para levar essa iniciativa social para o interior do estado.

“Às vezes, acabamos nos distraindo com questões menores e não focamos nas necessidades da população mais ampla. Vou explorar as possibilidades para que os municípios interessados possam se unir ao estado nessa causa, buscando uma proposta que combine nossos esforços, pois muitas vezes com pouco podemos alcançar muito”, declarou o governador.

O que são Restaurantes Populares?

O Restaurante Popular é um programa federal que opera em parceria com prefeituras de cidades com mais de 100 mil habitantes. O objetivo é oferecer refeições nutricionalmente adequadas e a preços acessíveis para a população de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar. Além disso, o programa busca promover uma alimentação saudável e valorizar os hábitos alimentares locais.

Embora o acesso aos restaurantes populares seja universal, a prioridade é dada a grupos específicos em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, apenas Rio Branco tem a população necessária para implementar o programa por conta própria, já que todas as outras cidades acreanas têm menos de 100 mil habitantes. Portanto, a criação de restaurantes populares no interior do estado dependeria de parcerias entre o Governo do Estado e as prefeituras locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *