A prefeitura de Rio Branco e representantes do Serviço de Água e Esgoto (Saerb) realizaram uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 24, após o desabamento do desarenador da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada na Via Verde. Este incidente comprometeu 65% do abastecimento de água na capital acreana.
O prefeito Tião Bocalom (PL) informou que o governo federal reconheceu o decreto de calamidade emitido em abril, e um recurso de quase R$ 17 milhões deve ser liberado na próxima semana para solucionar o problema na ETA II. “Acredito que o dinheiro saia até semana que vem, conforme indicado pelo senador Alan Rick. Em seguida, tomaremos medidas, inicialmente paliativas, e, se Deus quiser, resolveremos isso definitivamente”, afirmou. Segundo Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb, a ETA II é responsável por abastecer 60% da cidade, e o problema afetará diversos bairros tanto no primeiro quanto no segundo distrito.
“O tratamento é realizado na parte mais alta da cidade, mas a captação ocorre aqui. Essa estrutura tem mostrado sinais de colapso há muito tempo, com o solo se movimentando bastante. Esta é a terceira interdição séria que realizamos, pois a estrutura está realmente comprometida. E agora, às 10 da manhã, ela colapsou completamente. Infelizmente, a estrutura não serve mais para nada”, explicou.
Com o desabamento do desarenador, que remove resíduos não eliminados durante o gradeamento, a equipe do Saerb implementará uma solução paliativa, com a previsão de normalização das atividades até a manhã de quinta-feira, 25. “Vamos ignorar o desarenador, já que ele está inutilizado, e usar oito tubos para solucionar parcialmente o problema. Faremos um paliativo e, se Deus quiser, resolveremos até meia-noite ou duas da manhã. Não sairemos daqui até solucionarmos. Mas, se Deus quiser, até amanhã essa parte de captação e tratamento estará resolvida”, detalhou Enoque Pereira.
Bocalom também destacou que durante sua gestão foram investidos quase R$ 200 milhões no Saerb para garantir o abastecimento de água.