Seca no Rio Madeira eleva preços dos combustíveis e afeta norte do Brasil

A escassez de chuvas está afetando severamente os estados do Norte do Brasil. O Rio Madeira, em Rondônia, enfrenta uma das piores secas da sua história, com níveis de água extremamente baixos. De acordo com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o preço dos combustíveis deve aumentar devido a essa situação.

Esse aumento é causado pelo fato de que as distribuidoras de combustíveis de Manaus-AM, que abastecem partes de Rondônia e Acre, utilizam balsas no Rio Madeira para o transporte dos produtos. A seca tem retardado a navegação e, frequentemente, as balsas precisam operar com menor capacidade para evitar encalhes em bancos de areia, o que eleva os custos. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Acre (SINDEPAC) expressou preocupação com a situação, destacando que os revendedores podem ser prejudicados devido à redução no consumo de combustíveis resultante dos preços mais altos, afetando também a comunidade em geral.

“Em Rio Branco, a situação não será diferente; algumas distribuidoras já estão aplicando reajustes devido às mudanças no transporte dos combustíveis,” afirmou Delano Lima, presidente do Sindepac.

O Confaz prevê que o reajuste pode chegar a até 20% devido à crise hídrica, o que significa um aumento médio de R$ 0,40 por litro na gasolina e no diesel. Problemas semelhantes ocorreram no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *