Sensação térmica pode atingir menos de 9°C em alguns municípios; Campanha do agasalho é urgente, diz Davi Friale.
O pesquisador do clima Davi Friale emitiu um alerta crucial nesta quarta-feira (7) em suas redes sociais, sobre a iminente chegada de uma onda de frio intensa ao estado do Acre. De acordo com Friale, a partir da próxima sexta-feira (9), a população de vários municípios deve se preparar para enfrentar as noites mais geladas do ano, com sensação térmica podendo marcar abaixo de 9°C.
Entre os municípios mais afetados, destacam-se Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e regiões adjacentes, onde a combinação de temperaturas baixas e ventos fortes deve resultar em condições climáticas adversas. “Estamos diante de várias noites geladas, com uma sensação térmica que será a mais fria do ano até agora”, explicou o pesquisador, que é conhecido por suas previsões detalhadas sobre o clima na região.
Diante da gravidade da situação, Friale fez um apelo urgente à sociedade e às autoridades locais para que organizem uma campanha do agasalho, visando ajudar aqueles que estão em situação vulnerável. “É muito importante e urgente uma campanha do agasalho para acolher aqueles que estão em situação desfavorável”, afirmou.
A expectativa é que a campanha possa mobilizar doações de roupas e cobertores, que serão distribuídos para pessoas em situação de rua, comunidades carentes e outras populações que possam sofrer mais intensamente com as baixas temperaturas.