O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a Agência Espacial Brasileira (AEB) a realizar um concurso público para preencher 30 vagas. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (8), por meio da Portaria 5.533.
O concurso oferecerá 15 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia e 15 para o cargo de Tecnologista. O edital do concurso deve ser publicado no prazo máximo de seis meses, até fevereiro de 2025, a partir da divulgação da portaria.
A Agência Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera o espaçoporto em Alcântara, no Maranhão, e a base de lançamento na Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. A agência posicionou o Brasil como um destaque no setor aeroespacial na América do Sul e tornou o país um parceiro técnico no projeto da Estação Espacial Internacional.
O programa espacial brasileiro, anteriormente controlado pelos militares, foi transferido para a gestão civil em 10 de fevereiro de 1994.