O governador Gladson Cameli chegou a Porto Velho (RO) na noite de quinta-feira, 8, para participar da 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
Sua primeira atividade foi um encontro com os governadores da Amazônia e embaixadores da Alemanha, Austrália, China, Colômbia, França, Noruega, Israel, Arábia Saudita, Reino Unido, e uma delegação da União Europeia.
“Estamos celebrando cinco anos do consórcio e discutindo intensamente o futuro da Amazônia e dos nossos estados. Como sempre digo, ninguém faz nada sozinho, e é com a união de todos que continuaremos avançando no desenvolvimento regional,” afirmou Cameli.
Nesta sexta-feira, 9, Cameli participa da Assembleia Geral do Fórum e da reunião de governança, onde serão discutidos temas como o Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal (MPTF da Amazônia), a apresentação do Fundo Clima, a alocação de recursos para a parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Consórcio Amazônia Legal (CAL), além da assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os estados para fortalecer a Segurança Pública na Amazônia Legal e o Memorando de Entendimento (MoU) entre o CAL e a CNT. O evento também conta com a participação de secretários dos estados da Amazônia Legal, que desde o início da manhã de quinta-feira, 8, estão envolvidos nas câmaras setoriais discutindo temas como governo, meio ambiente e segurança pública.