O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) alertou a população nesta segunda-feira, 12, sobre um golpe denominado “falsa facção”.
De acordo com o MP-AC, os golpistas se passam por membros de facções criminosas e tentam extorquir dinheiro das vítimas por meio de ameaças e intimidações. Eles obtêm informações pessoais das vítimas através de fontes abertas e bancos de dados ilegais e usam as redes sociais para coletar detalhes sobre a rotina e fotos da família.
Os criminosos enviam imagens dos familiares das vítimas, ameaçando sequestrar, matar ou causar outros danos graves se o dinheiro exigido não for pago. O número usado para as ameaças costuma ser ativado remotamente, mas pode ter o DDD da mesma região da vítima para aumentar a credibilidade da ameaça.
Como se proteger
O Ministério Público recomenda que a população desconfie de ligações suspeitas. Se receber uma ligação ameaçadora, deve desligar imediatamente e bloquear o número. Não se deve acreditar em ameaças feitas por telefone e é crucial não fornecer informações pessoais ou financeiras. Nas redes sociais, é aconselhável evitar compartilhar detalhes pessoais e configurar o perfil para que apenas amigos e familiares tenham acesso. Se receber uma ligação suspeita, registre um boletim de ocorrência e forneça à polícia o número de telefone do golpista e a chave PIX mencionada.