O governo federal, com a presença de vários ministros, convocou governadores dos estados da Amazônia e do Pantanal para uma reunião na noite de quarta-feira, 21, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O objetivo foi discutir medidas para intensificar o combate aos incêndios florestais e encontrar soluções emergenciais para a seca severa que afeta ambas as regiões.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações em andamento e novas estratégias para reforçar o combate aos crimes ambientais. A Amazônia e o Pantanal têm registrado os maiores aumentos no número de queimadas nos últimos anos, com a Amazônia contabilizando mais de 59 mil focos de calor.
O governador Gladson Cameli participou da reunião e destacou os esforços do governo do Acre no combate aos incêndios, solicitando maior assistência federal. Cameli enfatizou a necessidade de prorrogar a presença da Força Nacional no estado, devido à seca severa que tem agravado as queimadas.
O governo federal propôs a criação de frentes de ação multiagências, intensificação das fiscalizações e reforço nas investigações de incêndios criminosos. Os governadores solicitaram a formação de um comitê permanente para enfrentar as queimadas e maior agilidade na liberação de recursos do Fundo Amazônia para aquisição de equipamentos contra incêndios.