Com poucos dias restantes para o início do 7º Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul, os preparativos estão em ritmo acelerado. Profissionais como carpinteiros, eletricistas e montadores estão trabalhando no estacionamento do Estádio Arena do Juruá para preparar os estandes para o evento, que começa na quarta-feira, 28, com um show do cantor Pablo. A expectativa é de que o festival atraia cerca de 40 mil pessoas por noite, com 55 mil esperadas no show de abertura.
Organizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, com o apoio do governo do Estado do Acre, da Associação Comercial e da Federação das Indústrias, o festival se consolidou como um dos principais eventos da cidade, contando com a participação de 170 empreendedores nesta primeira edição no Arena do Juruá.
“Estamos a todo vapor nos preparativos, com toda a equipe trabalhando para garantir conforto e segurança para todos os participantes. Na quarta-feira, começamos essa grande festa com o show do cantor Pablo na Arena do Juruá. Teremos restaurantes, além de empreendedores que oferecem comidas rápidas, como salgados, churros e hambúrgueres, com uma área especial de food trucks. Também teremos um parque infantil e expositores de café, indústrias locais e vendedores de carros”, afirmou Ney Williams, secretário da Casa Civil da prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Farinha como destaque principal
A farinha e outros derivados da mandioca serão as grandes estrelas nas quatro noites do evento. “Vamos garantir a participação significativa dos agricultores familiares, destacando a força dos nossos produtos, especialmente a mandioca e seus derivados. Embora o festival seja focado na farinha, incentivamos restaurantes e empreendedores a darem destaque aos subprodutos da mandioca, como bolos de macaxeira e farofa. Haverá também uma competição culinária. No estande da Secretaria de Agricultura, principal organizadora do festival, teremos três tipos de casas de farinha: uma tradicional, uma mecanizada e uma móvel, novidade deste ano. Os produtos serão preparados e vendidos no local, e o estande contará com um espaço onde apenas subprodutos da mandioca, como bolo, tapioca, beiju e farinha, serão comercializados”, explicou Ney Williams.
A casa de farinha móvel será exibida durante o festival e, posteriormente, circulará pelas comunidades, permitindo que os produtores utilizem o equipamento por dois ou três dias antes de ser levado para outra localidade. Essa iniciativa é fruto de uma Emenda Parlamentar e visa fortalecer a cadeia produtiva da região.
Shows
Na abertura do festival, no dia 28, o cantor Pablo do Arrocha se apresentará às 21 horas. No dia 29, o cantor Coyote subirá ao palco principal, seguido por Lairton dos Teclados no dia 30, e Biguinho Sensação encerrará o festival no dia 31.
O evento também contará com artistas locais que se apresentarão em palcos alternativos, próximos aos restaurantes, no estande da Secretaria Municipal de Agricultura e na área dos pequenos empreendedores. Esses artistas farão pré-shows e pós-shows, com as apresentações começando às 18 horas e se estendendo até as 3 horas da manhã.