Representantes da classe artística do Acre estão descontentes com a falta de oportunidades para exibirem seus talentos na Expoacre 2024. Diferente de anos anteriores, este ano não haverá o palco alternativo, que permitia que artistas de outros gêneros musicais, além do sertanejo, apresentassem seus trabalhos.
O palco alternativo era o espaço onde artistas de rock, MPB e música regional se apresentavam. No ano passado, 54 artistas foram contratados para se dividir entre o palco sertanejo e o alternativo.
“A Expoacre é uma vitrine para os músicos mostrarem seu trabalho e, para alguns, uma oportunidade de impulsionar suas carreiras. Os artistas aguardam esse momento durante todo o ano, e este ano a quantidade de contratações foi reduzida. Os organizadores da Expoacre não disponibilizaram espaço adicional para montar outro palco, deixando os artistas sem suporte e fora da festa.
Parece que a Fundação Elias Mansour (FEM) não buscou alternativas para atender os artistas. Sendo uma fundação de cultura, deveria apoiar os produtores culturais. Existem vários outros espaços que poderiam ser usados, como o palco principal dos shows nacionais ou espaços de outras secretarias do governo,” afirma Marcos Thadeu, conselheiro estadual de cultura do CONCULTURA.
O ac24horas procurou a Fundação Elias Mansour para esclarecimentos. Sérgio Siqueira, diretor de eventos da FEM, disse que, após reclamações dos próprios artistas, tentou encontrar um local mais adequado, mas não foi possível para esta edição da feira.
“O palco alternativo cultural acreano foi implementado apenas em 2022, após críticas da classe artística sobre o local escolhido. Muitos artistas afirmaram que, se não houvesse melhorias, não participariam em 2024. Os organizadores, junto com a FEM, entenderam a necessidade de criar um espaço permanente para o Culturarte, mas, infelizmente, a obra do projeto arquitetônico não foi consolidada este ano, ficando prevista para o ano que vem. Em respeito aos artistas, a FEM decidiu limitar sua participação ao Palco Sertanejo, que já possui estrutura permanente,” explicou ele.