A grave seca que afeta todo o Acre está provocando uma crise nos níveis dos rios. Um dos principais problemas é a dificuldade de navegação, que prejudica o abastecimento de insumos para comunidades rurais, indígenas e municípios isolados.
A situação foi sentida de perto pela Defesa Civil Estadual, que precisou enviar uma equipe de avião para o município de Jordão, um dos quatro de difícil acesso no estado, nesta quinta-feira, 29. O objetivo foi instalar um posto de medição e uma estação meteorológica, já que a navegação pelo rio está impossível neste período.
“Viemos a Jordão por via aérea, porque não há condições de navegação no rio. Estamos aqui para restaurar o posto de medição e a estação meteorológica, pois atualmente não temos dados hidrológicos atualizados do município, o que dificulta a emissão de alertas para a população”, explicou o coronel James, que liderou a equipe.
Jordão está enfrentando a pior seca das últimas décadas. O prefeito Naudo Ribeiro (PP) declarou estado de calamidade pública em 20 de agosto devido à grave estiagem que afeta o município.