Roubo de baterias paralisa obras da Prefeitura de Rio Branco; motivação política é investigada

Na madrugada desta terça-feira (3), baterias de 10 equipamentos pesados da Prefeitura de Rio Branco foram roubadas no Cemitério Jardim da Saudade, na parte alta da cidade. O incidente paralisou os trabalhos de melhoria de ruas em 10 frentes de serviço. O prefeito Tião Bocalom denunciou o ocorrido à imprensa e à polícia, e está considerando possíveis motivações políticas.

Segundo o prefeito, as máquinas estavam estacionadas no cemitério do bairro Tancredo Neves há duas semanas, sendo retiradas diariamente para as frentes de trabalho. No entanto, ao chegarem ao local nesta manhã, os trabalhadores notaram que as baterias haviam sido levadas. O vigia do cemitério relatou ao presidente da EMURB, José Assis, que ouviu cães latirem, mas não viu nada. Foram roubadas baterias de:

– 6 retroescavadeiras;
– 2 rolos compactadores;
– 1 trator agrícola;
– 1 vibroacabadora de asfalto.

Tião Bocalom lamentou o ocorrido e destacou que, devido à especificidade das baterias, que são de difícil revenda no mercado comum, a hipótese de um crime com motivação política está sendo investigada.

“É algo que nos deixa em dúvida, porque são baterias específicas para esse tipo de máquina, não são baterias comuns que podem ser facilmente trocadas entre veículos. Isso deve ter envolvido uma operação com veículos. Estamos em um período político, então, a dúvida é: Será que isso não tem uma motivação política? Ninguém sabe”, questionou. José Assis também opinou que, devido ao tamanho das baterias, a operação criminosa provavelmente envolveu ao menos 10 pessoas experientes com máquinas e um veículo de apoio. “Se não usaram uma caminhonete, fizeram várias viagens, e pelo menos duas pessoas estiveram envolvidas para remover as baterias”, afirmou.

O Coronel Ezequiel Bino, chefe do Gabinete Militar da prefeitura, informou que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (SEJUSP) e o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, foram notificados. Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil estão em busca dos criminosos.

“O prefeito já fez contato com o secretário de segurança, que prometeu ações imediatas. Também notificamos o delegado-geral da Polícia Civil para que a perícia seja realizada o quanto antes, e o comandante da Polícia Militar foi acionado. Acreditamos que as baterias serão localizadas e os responsáveis pelo roubo serão levados à justiça”, disse.

A área foi isolada para o trabalho de perícia da Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *