Programa “Saúde na Comunidade” realiza mais de 9 mil atendimentos em Cruzeiro do Sul

A terceira edição do programa “Saúde na Comunidade com Especialistas” aconteceu no último sábado (14) e domingo (15), em Cruzeiro do Sul, e registrou 9.176 atendimentos, incluindo consultas, exames e a entrega de medicamentos. A iniciativa foi promovida pela prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o governo do Estado.

Nos dois dias de ação, 19 médicos especialistas atenderam moradores da área urbana e rural na Escola Flodoardo Cabral. Cerca de 41 tipos de exames foram disponibilizados, muitos dos quais não são oferecidos regularmente na rede pública de saúde local, sendo os pacientes geralmente encaminhados para Rio Branco pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Foram realizadas 4.411 consultas médicas e 3.821 exames, incluindo 961 ultrassonografias. Além disso, os procedimentos oftalmológicos somaram 2.987 atendimentos. A oftalmologista Ariane Leão explicou que, além de exames como refração e diagnóstico de catarata, os pacientes também tiveram acesso a testes como retinografia.

“Os exames oftalmológicos complementares oferecidos incluem o teste de Schirmer, teste de But, retinografia, mapeamento de retina e ultrassonografia do globo ocular”, explicou Ariane. O mutirão atendeu tanto pacientes agendados quanto aqueles que estavam na fila do TFD, como a professora Vângela Maria, que sofre de fibromialgia. Ela relatou: “Eu estava na fila do TFD e aqui em Cruzeiro do Sul há um grupo de 58 pessoas com fibromialgia. Com essas consultas aqui, não precisamos ir a Rio Branco, o que facilita muito, já que viajar de ônibus até lá piora nossas dores, além dos custos com transporte, estadia e alimentação. Com os médicos e exames aqui, tudo fica mais fácil”.

Marcilene Chaves, que levou seus quatro filhos, destacou a importância do atendimento. Ela estava em busca de diagnóstico para dois deles, suspeitos de autismo, e aguardava ansiosamente pela consulta com o neuropediatra e o exame de BERA. “Para quem é mãe de família e não tem dinheiro para pagar consultas particulares, isso é uma oportunidade maravilhosa. Aqui temos tudo de graça, e agora eles terão acompanhamento”, afirmou.

Nas duas primeiras edições do programa, mais de 17 mil pessoas já foram atendidas em Cruzeiro do Sul, através da parceria entre a prefeitura e o governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *