O pesquisador Davi Friale anunciou nas redes sociais nesta quinta-feira, 26, que a décima oitava onda polar do ano deve chegar ao Acre nesta sexta-feira (27), trazendo uma queda nas temperaturas e condições climáticas instáveis.
De acordo com Friale, embora não se trate de uma friagem propriamente dita, a onda polar causará uma redução significativa nas temperaturas, com ventos que acentuarão a sensação de frio.
“Em cidades como Rio Branco e Brasileia, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 27ºC, e os ventos farão com que a sensação térmica seja ainda mais baixa. No amanhecer de sábado (28), os termômetros devem registrar entre 19ºC e 21ºC”, afirmou.
O meteorologista também alertou sobre a alta probabilidade de temporais com chuvas fortes, raios e ventanias em diversas regiões do estado, o que pode trazer transtornos para a população.
“No sábado, o tempo deve melhorar na capital e no vale do rio Acre, embora ainda haja possibilidade de chuvas isoladas. Já na região do vale do Juruá, a previsão é de chuvas mais intensas e abrangentes”, detalhou o boletim.
O calor deve retornar no domingo (29), quando as temperaturas estarão mais elevadas, com chance de chuvas passageiras. Além disso, existe o risco de que a fumaça das queimadas na Bolívia volte a atingir Rio Branco, caso o país vizinho não receba chuvas adequadas.