O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), exonerou o ex-deputado Helder Paiva do cargo de Assessor Especial de Articulação Institucional nesta segunda-feira, 30. A exoneração retroage ao dia 20 de setembro de 2024 e foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje.
O ac24horas apurou que a decisão de exonerar Helder Paiva foi motivada pelo desgaste político que ele estava causando à campanha de reeleição do prefeito, em decorrência das acusações de assédio sexual. Helder Paiva havia sido nomeado em fevereiro de 2022 e atuava no Gabinete de Bocalom desde então.
Em 2023, o ex-deputado estadual foi implicado em uma séria acusação de assédio sexual, que levou a Câmara de Vereadores a proibir sua entrada nas dependências legislativas. Paiva foi acusado por uma servidora da Câmara de assédio, alegando que ele a abraçou por trás e a chamou de “gostosa”.
Na ocasião, o presidente da Câmara, Raimundo Neném, juntamente com outros vereadores da mesa diretora, enviou um ofício à Casa Civil de Rio Branco proibindo Paiva de frequentar o local, já que ele ocupava o cargo de assessor parlamentar da prefeitura de Rio Branco na época. Desde então, Helder não retornou ao parlamento mirim.