Fiscalização da Sefaz em Rio Branco Identifica Irregularidades no Transporte de Mercadorias

Durante uma fiscalização de rotina realizada na semana passada na Central de Atendimento às Transportadoras (CAT), em Rio Branco, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), através do Departamento de Mercadorias em Trânsito (Demtran), detectou irregularidades em algumas cargas.

Os fiscais volantes da equipe técnica constataram a adulteração em notas fiscais que, supostamente, correspondiam a produtos cosméticos, como esmaltes e maquiagens, além de relógios, quando, na realidade, tratava-se de diferentes tipos de bebidas alcoólicas e energéticos.

Na segunda-feira, 30, a Sefaz lavrou um auto de infração, aplicando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) conforme a alíquota apropriada, além de uma multa punitiva.

De acordo com Mauro Ferreira, auditor da Receita e chefe do Demtran, “foi uma fiscalização padrão, realizada de segunda a sábado. A Sefaz foi chamada para verificar a carga, que já havia sido pré-retida, e então foram identificadas as irregularidades.”

Com essa ação, o Estado busca garantir o cumprimento da legislação tributária, combater a sonegação fiscal e a concorrência desleal, além de alertar as empresas transportadoras para que realizem inspeções mais rigorosas nas mercadorias recebidas, assegurando a legalidade delas, uma vez que poderão ser responsabilizadas em caso de inconsistências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *