O corpo de uma criança de um ano foi encontrado sem vida na noite de sexta-feira (08) em uma residência no bairro Pet, na cidade de Codajás, localizada no médio rio Solimões. A mãe, identificada como Vitória, e uma tia são as principais suspeitas do crime, segundo informações de vizinhos, que relataram episódios de espancamento e maus-tratos contra a criança.
De acordo com testemunhas, a criança residia com a mãe, Vitória, que a teve quando ainda era menor de idade, e com um casal de tios. Relatos indicam que a tia frequentemente agredia o menino, e que a mãe, além de não intervir, também participava das agressões. Moradores afirmam que denúncias foram feitas ao Conselho Tutelar do município, mas que nenhuma medida teria sido tomada para proteger a criança, que continuou exposta a condições de violência doméstica.
A polícia foi acionada após a confirmação da morte, e Vitória e a tia, Maria Aparecida, foram detidas como principais suspeitas de envolvimento nos maus-tratos que resultaram no óbito. A prisão gerou revolta entre os populares, que tentaram invadir a delegacia local para fazer justiça com as próprias mãos. A polícia precisou intervir e utilizou balas de borracha para dispersar a multidão que se aglomerava em frente ao prédio.