O Miss Universo 2024 reuniu, neste sábado (16), na capital do México, as 127 candidatas que disputaram a grande final do concurso. Na 73ª edição, a coroa ficou com Victoria Kjaer Theilvig, da Dinamarca.
Esta é a primeira vez que o país leva o título, representado pela jovem bailarina, empresária e ativista de 21 anos, nascida no município de Soborg, no sul da Dinamarca. Em suas redes sociais, Victoria foca em assuntos voltados para a saúde mental e pautas em defesa dos animais.

Miss Universo 2024: Victoria Kjaer, da Dinamarca, vence concurso; veja o que rolou — Foto: Reuters
Entre as misses estava Luana Cavalcante, representante do Brasil. A modelo de 25 anos, no entanto, não entrou para o top 30 e foi eliminada na etapa inicial, que classificou as candidatas de países como Japão, Egito, Cuba, Filipinas, Equador, Peru, Bolívia e Nicarágua, que saiu vencedora na edição passada.
Na sequência, as representantes da Bolívia, México, Venezuela, Argentina, Porto Rico, Nigéria, Rússia, Chile, Tailândia, Dinamarca, Canadá e Peru avançaram para o top 12. Para o top 5 entraram as modelos da Nigéria, México, Dinamarca, Tailândia e Venezuela.

Miss Universo 2024: Victoria Kjaer, da Dinamarca, vence concurso; veja o que rolou — Foto: Reuters
Após responderem a uma bateria de perguntas dos jurados, as cinco finalistas fizeram um último desfile, seguidas pela então Miss Universo Sheynnis Palacios, da Nicarágua.

Miss Universo 2023 Sheynnis Palacios desfila pela última vez — Foto: Getty Images
A quinta posição ficou com a tailandesa Suchata Chuangsri, a venezuelana Ileana Márquez ocupou o quarto lugar, seguida pela mexicana María Fernanda Beltrán, em terceiro, e a nigeriana Chidimma Adetshina em segundo.
A 73ª edição aconteceu seguindo novas regras, estabelecidas em 2023 e 2024, que colocaram fim ao limite de idade e passou a permitir a participação de mães e trans.