Acre alcança sexta posição em focos de incêndio no Brasil no início de setembro: saúde pública em alerta

Setembro começou posicionando o Acre na sexta colocação entre os Estados com mais focos de incêndio registrados entre os dias 1º e 2, domingo e segunda-feira. O Pará lidera com 1.313 focos somente nesse período, representando 31% das queimadas ocorridas no Brasil em menos de 48 horas.

Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão e Tocantins estão à frente do Acre, que contabilizou 297 focos até a noite de 2 de setembro, segundo dados do BDQueimadas, uma plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) atualizada em tempo real.

Feijó é o município acreano com o maior número de queimadas no início de setembro, somando 103 focos, seguido por Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Manoel Urbano e Porto Acre.

Apesar de estar enfrentando incêndios há dias, o Parque do Divisor não é a unidade de conservação federal mais atingida pelo fogo no Acre. De acordo com o BDQueimadas, a Floresta Nacional de Santa Rosa do Purus registrou 12 focos no período analisado.

Os incêndios geram diversos transtornos, principalmente para a saúde. A qualidade do ar deteriorada levou a Saúde do Acre a orientar a população a aumentar o consumo de água e líquidos, que ajudam a manter as vias respiratórias hidratadas e protegidas. Além disso, é recomendado minimizar o tempo em ambientes abertos, permanecendo em locais ventilados, com ar condicionado ou purificadores de ar para melhorar a umidade. Outra dica é posicionar bacias com água ou toalhas úmidas em pontos estratégicos. A população deve ficar alerta, especialmente em relação à saúde de crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *