Acre aplicou 86% das vacinas contra Mpox; Apenas Pará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins imunizaram 100%

Segundo dados divulgados pelo G1 nesta segunda-feira (2), o Acre já administrou 86% das vacinas contra a Mpox enviadas pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.

Dos 36 imunizantes recebidos pelo Governo do Acre, 30 já foram aplicados. Os dados indicam que apenas os estados do Pará, Pernambuco, Sergipe e Tocantins conseguiram aplicar 100% das vacinas que receberam.

O Brasil, que apresenta um risco baixo para o atual surto de Mpox, iniciou a campanha de vacinação em março de 2023. A princípio, a imunização foi direcionada a pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), profissionais de laboratórios expostos ao vírus e indivíduos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de casos suspeitos.

Em junho do mesmo ano, uma nota técnica do Ministério da Saúde expandiu o programa para incluir usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), permitindo que, quando houver vacinas disponíveis na rede estadual ou municipal que não foram usadas por PVHA, essas doses fossem aplicadas em pacientes que utilizam a PrEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *