Acre registra média de dois estupros por dia em 2024, com 73% das vítimas sendo vulneráveis

O Observatório de Análise Criminal do Ministério Público Estadual do Acre (MP-AC) revelou que, de janeiro a agosto deste ano, o estado registrou uma média de dois casos de estupro por dia, totalizando 670 ocorrências. Quase 73% das vítimas são crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com uma reportagem do G1-AC, foram contabilizados 487 casos de estupro de vulnerável, que ocorre quando a vítima é menor de 14 anos ou incapaz de se defender do abuso. Os outros 183 casos envolveram vítimas fora desse grupo.

Os números de estupros registrados em 2024 mostram um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 583 casos, dos quais 445 envolviam vulneráveis.

Rio Branco é a capital com o maior número de registros, com 288 casos este ano. Cruzeiro do Sul vem em segundo lugar, com 62 casos, e Tarauacá em terceiro, com 39. Jordão é o único município do Acre sem registros de estupro até agosto, enquanto Santa Rosa do Purus teve apenas um caso e Porto Acre, cinco. Essas três cidades estão entre as regiões com menos ou nenhum registro de estupro em 2024.

O levantamento também indica que os meses com mais ocorrências foram maio (100) e junho (107), totalizando 207 casos, enquanto os meses com menos registros foram fevereiro (71) e março (59).

Em relação à pena, a legislação brasileira estabelece reclusão de 8 a 15 anos para o crime de estupro. Se houver lesão corporal grave, a pena pode aumentar para até 20 anos, e em casos de morte, pode chegar a 30 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *