Acre tem o segundo menor número de inscritos do país no Enem 2025


Enem 2025 tem mais de 4,8 milhões de inscritos
O Acre tem 28.962 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, sendo o segundo menor número do país, atrás apenas de Roraima. O balanço final foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O número, no entanto, apresentou um aumento de 2.587 inscritos, já que em 2024 foram 26.375 inscrições. O percentual de aumento foi de 9,80%.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AC no WhatsApp
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Ainda de acordo com o órgão, que divulgou os dados na última quarta-feira (23), dos quase 29 mil inscritos, 21.116 são isentos, ou seja, não precisaram pagar a taxa de R$ 85 no ato da inscrição. Este número corresponde a 72,90% do total.
Além disto, dos 10.073 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, 81% confirmaram a inscrição, o que dá o total de 8.212 candidatos. Neste ano, a novidade era que os formandos já tinham a inscrição pré-preenchida.
LEIA TAMBÉM:
Enem 2025: edital é publicado e oficializa mudanças para o exame; confira
Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro
Resultado dos pedidos de isenção da taxa é divulgado
Dados do Inep, divulgados pelo MEC, mostra que o estado tinha mais de 32 mil inscritos na última atualização
Mardilson Gomes/SEE
Já com relação a quem precisou pagar a taxa, no Acre foram 7.846 pagantes, 27,09% do total.
Em todo o país, de acordo com o levantamento, o exame registrou 4,8 milhões de inscritos, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação com 2024.
Região Norte
Dentre os sete estados da região Norte, o Acre foi o que registrou o segundo menor número de inscritos no Enem 2025, na frente apenas de Roraima, com pouco mais de 14 mil candidatos.
O estado que mais teve inscritos foi o Pará, com mais de 289 mil, seguido do Amazonas com mais de 110 mil. Veja o gráfico abaixo:
Novidades em 2025
O edital do Enem foi divulgado pelo MEC em uma versão extra do Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de maio e oficializou mudanças na edição de 2025. São elas:
Pré-inscrição automática: os estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Os estudantes de 1º e 2º ano e os candidatos que já concluíram o ensino médio ainda precisarão preencher a solicitação e inscrição.
Certificado de conclusão do ensino médio: o exame também poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, quando ela foi transferida unicamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). (Leia sobre o Encceja mais abaixo nesta reportagem.)
Datas alternativa no Pará: na maior parte do país, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro. A exceção é para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Todos os candidatos devem se inscrever de 26 de maio a 6 de junho pelo site enem.inep.gov.br/participante/.
Atenção: os estudantes que obtiveram o direito à isenção desse valor (como os alunos da rede pública) também devem se inscrever. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.
Inscrições do Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26)
Disciplinas e horários
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro
1º domingo: 9 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
2º domingo: 16 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso do Acre):
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas no 1º dia: 17h
Término das provas no 2º dia: 16h30
VÍDEOS: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *