O acesso rodoviário entre Porto Walter e Rodrigues Alves será tema de debate na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em uma Audiência Pública que acontecerá nesta sexta-feira, 30, em Rio Branco. Representantes de diversas instituições participarão do evento, que começará às 9h, com transmissão ao vivo pela Aleac TV.
A estrada de 90 quilômetros, construída pelo governo estadual e pela prefeitura de Porto Walter, foi embargada pela Justiça Federal no ano passado devido a questões ambientais, mas recentemente foi reaberta pelos moradores. Com a seca do Rio Juruá, que dificulta o transporte fluvial, a via tem sido utilizada para o deslocamento de pessoas e mercadorias.
A realização da Audiência Pública foi garantida pelo presidente da Aleac, deputado estadual Luís Gonzaga, em 28 de julho. Na ocasião, Gonzaga, a vice-governadora Mailza Assis e o senador Sérgio Petecão estavam em Porto Walter prestes a embarcar para Cruzeiro do Sul, quando um grupo de moradores bloqueou a pista do aeródromo com motos, exigindo apoio para a reabertura oficial do ramal. Após o compromisso de Gonzaga em realizar a Audiência, o grupo liberou o embarque dos políticos.
O prefeito de Porto Walter, César Andrade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Robson Rodrigues, empresários e representantes do movimento pela integração participarão da audiência. Eles farão o trajeto de mais de 700 quilômetros entre Porto Walter e Rio Branco de carro, passando pela polêmica estrada e pela BR-364.