O estado do Acre celebrou, nesta quarta-feira, 6 de agosto, os 123 anos da Revolução Acreana, marco histórico da luta do povo acreano pela anexação do território ao Brasil no início do século XX. No centro dessa história está Plácido de Castro, herói que liderou o movimento de forma determinada e estratégica, mas que, segundo historiadores, era antes de tudo um homem comum, com coragem e fibra, que ajudou a moldar o destino da região.
Para marcar essa data especial, o tradicional bairro 6 de Agosto, em Rio Branco, comemorou também os 121 anos de sua fundação, com uma grande festa comunitária, desfile cívico e atividades culturais ao longo de todo o dia. Foi a 41ª edição da festividade, que reuniu autoridades, moradores, líderes comunitários e instituições civis e militares, celebrando a história viva de um dos bairros mais antigos e simbólicos da capital.
Mesmo sem a presença do prefeito Tião Bocalom, o desfile cívico-militar começou às 9h, com a execução dos hinos Nacional e Acreano pela Banda da Polícia Militar, seguida pelo desfile de escolas públicas e militares, a Banda do 4º BIS, escoteiros, jipeiros e o icônico Clube do Fusca.
“O 6 de Agosto é um bairro de sobreviventes”, diz deputado Whendy Lima
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Whendy Lima prestou homenagem à comunidade. “Esse bairro é diferenciado. É de amigos, de família. Muita gente fala que é sinal vermelho, mas aqui é sinal de união, de movimento social, de ajudar o próximo. Foi aqui que aprendi meus valores e construí minha história”, declarou emocionado.
Secretário e vereadores também marcam presença
O secretário de Indústria e Tecnologia, Assur Mesquita, parabenizou a Casa da Amizade, organizadora do evento, e exaltou a importância da Revolução Acreana. “Naquela época, a luta era pela conquista e identidade do Acre. Hoje, é pela expansão. Seguimos o legado dos nossos ancestrais que não desistiram de ser acreanos”, afirmou.
O evento contou ainda com falas de diversas autoridades, como o vereador João Paulo Silva, que destacou a força das famílias tradicionais e o orgulho da comunidade local. “O 6 de Agosto é parte essencial da nossa história. Um bairro aguerrido, assim como foi a Revolução que nos tornou acreanos.”
Marcus Alexandre elogia moradores e cutuca ausentes
O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, também marcou presença e não deixou de elogiar os líderes comunitários, como Andy Lima e o organizador Renan, além de citar moradores históricos como Sr. Saldanha e Dona Guajará. Em sua fala, Marcus alfinetou os ausentes: “Este ano não tem eleição. Se tirássemos uma foto do palanque hoje e comparássemos com o ano que vem, estaria lotado. Quem está aqui hoje é porque é amigo do 6 de Agosto de verdade”.
Dia inteiro de festa e diversão
A programação da festa contou com café da manhã comunitário, inauguração de galpão, torneios de sinuca, baralho, dominó, atividades para crianças, apresentação de capoeira, bingo e muita música. O encerramento ficou por conta de shows com JP dos Teclados & Agleni Miranda, além do Pagodinho do Edil e do grupo Cia Inocente.