O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), uma divisão da Polícia Militar do Acre (PMAC), tem intensificado suas operações em todo o estado durante o período de cheia dos rios. Na capital, Rio Branco, o nível do rio já atingiu 14,42 metros, conforme medição realizada às 12h desta quinta-feira, 13, mantendo as forças de segurança em estado de alerta.
Além do policiamento ambiental, o BPA também se dedica ao policiamento comunitário e à conscientização da população sobre questões ambientais e atividades ilegais. Os agentes orientam sobre a segurança das embarcações nas vias fluviais e fornecem informações sobre as leis ambientais, especialmente para as comunidades ribeirinhas.
De acordo com o segundo-sargento Kenned Rodrigues, um dos principais focos do trabalho é alertar a população sobre crimes ambientais, como a poluição dos rios. “Conversamos com os moradores sobre o descarte de lixo no rio e explicamos as leis para evitar que cometam crimes, buscando melhorar a cidade e garantir um ambiente mais saudável para todos”, disse o segundo-sargento.
Considerando que muitas operações ocorrem em áreas fluviais, os policiais do BPA recebem treinamentos específicos e intensivos para atuar com eficácia, especialmente durante as enchentes que impactam o estado.
O comandante do BPA, capitão Randson Oliveira, explicou que os policiais têm a responsabilidade de fiscalizar as áreas afetadas, prevenindo roubos em residências alagadas e desocupadas. “O Batalhão Ambiental, por ser especializado, realiza policiamento fluvial nas regiões com risco de enchentes. Durante a noite, nossa equipe monitora áreas propensas a furtos, pois ainda há pessoas que roubam casas desabitadas”, destacou.
A fiscalização também é complementada por sistemas de monitoramento via satélite, permitindo uma abordagem mais inteligente e eficaz nas operações. “Através dessa tecnologia, conseguimos obter uma visão clara do que ocorre no estado e direcionar as missões da melhor forma possível”, concluiu o comandante.