Bocalom defende protagonismo dos municípios em evento da Sudam no Acre: “É na ponta que tudo acontece”

✍️ Por Fabiano Azevedo – Amazônia Agora

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou nesta segunda-feira (5) da abertura da etapa Acre do programa Conexão Amazônia, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O evento reuniu gestores públicos, parlamentares, empreendedores, agricultores, estudantes e representantes da sociedade civil no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac). Nossa equipe acompanhou o evento de perto.

Com atividades também previstas para a sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a iniciativa tem como principal objetivo apresentar e debater instrumentos de fomento ao desenvolvimento regional, como os incentivos fiscais oferecidos pela Sudam e os recursos disponíveis por meio do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Durante a abertura, Bocalom fez questão de reforçar a importância de aproximar os municípios das políticas federais.

“As prefeituras são responsáveis pela ponta, onde tudo acontece. A Sudam tem ferramentas importantes que podem atrair investimentos e apoiar quem está no município gerando emprego e renda”, declarou o prefeito.

A fala do gestor foi recebida com atenção pelos participantes, que reconheceram a relevância do fortalecimento institucional das prefeituras na aplicação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

A diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, Jorgiene Oliveira, também destacou a proposta do programa:

“Queremos ouvir quem vive na Amazônia. A Sudam oferece incentivos fiscais que permitem redução de até 75% no imposto de renda para empresas instaladas aqui, além de recursos do FNO e FDA. Estamos aqui para mostrar esses mecanismos, mas também para escutar e levar as contribuições da região para as políticas nacionais”, afirmou.

Segundo ela, todas as escutas realizadas nos nove estados da Amazônia Legal resultarão em um documento com as principais demandas dos territórios, que será apresentado na próxima Conferência do Clima da ONU (COP).

O deputado federal Eduardo Velloso, que articulou a realização do evento no Acre, celebrou o alto número de participantes.

“No Amapá tivemos 45 participantes, em Rondônia foram 28, e aqui no Acre ultrapassamos 100. Mobilizamos federações, agricultores, estudantes da Ufac e representantes da sociedade civil. Isso mostra o interesse em conhecer e acessar essas oportunidades”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *