As correspondências destinadas à campanha Papai Noel dos Correios 2023 já se encontram disponíveis para adoção em todo o Brasil. Completando 34 anos, essa iniciativa visa atender aos pedidos feitos por crianças, por meio de cartas endereçadas ao Papai Noel. O processo envolve o recebimento das cartas pela empresa, seguido pela seleção de acordo com os critérios estabelecidos pela campanha. As cartas são então disponibilizadas para adoção tanto nas agências físicas quanto online, por meio do Blog do Noel, acessível através do site dos Correios: www.correios.com.br.
O Papai Noel dos Correios abrange as solicitações de crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, provenientes de escolas da rede pública e de instituições parceiras como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Adicionalmente, são oferecidas para adoção as cartas enviadas por crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano, a campanha recebe atenção especial da Secretaria de Comunicação (SECOM) da Presidência da República, atendendo a uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é amplificar a ação e mobilizar o poder público, a sociedade e a iniciativa privada para contribuírem na adoção das cartinhas, proporcionando alegria a crianças vulneráveis em todo o país.
Para adotar uma ou mais cartinhas, basta retirá-las em uma agência dos Correios participante, sendo a lista disponibilizada no Blog do Noel. No próprio blog, também é possível selecionar uma cartinha online. A entrega dos presentes deve ser realizada presencialmente no ponto indicado no blog, seguindo o cronograma estabelecido pela campanha. As datas de início e término do período de adoção variam conforme o estado.
O processo de adoção teve início quando carteiros, sem saber como lidar com as cartas enviadas pelas crianças ao Papai Noel, decidiram atender aos pedidos. Ao longo do tempo, a empresa instituiu um programa corporativo para oferecer as cartas à adoção por parte de seus funcionários e pela sociedade em geral. Desde o início da campanha, mais de 6 milhões de crianças tiveram seus pedidos atendidos. Em 2022, os Correios disponibilizaram 252 mil cartas, sendo que 187 mil foram adotadas.
Importante notar que os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente nas residências da população. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam exclusivamente nos locais indicados no blog. Para que a empresa possa monitorar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
Para acompanhar o Papai Noel dos Correios, basta seguir os perfis oficiais da empresa no X, Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube.