Casos de Covid-19 Disparam em Rio Branco e preocupam autoridades de saúde

O número de casos de Covid-19 voltou a crescer de forma alarmante no estado do Acre, com destaque para Rio Branco, onde médicos têm alertado para o aumento expressivo de pacientes nas unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas.

A médica Kátia Campos, após sair de um plantão na Unimed, compartilhou um vídeo nas redes sociais expressando preocupação com a quantidade de novos casos. A situação reflete a pressão crescente sobre as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e outros serviços de saúde na capital.

De acordo com o mais recente levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o estado já contabiliza 3.123 casos confirmados de Covid-19. Somente na última semana epidemiológica, que corresponde ao período de 15 a 21 de dezembro, foram registrados 713 novos casos, representando 23% do total acumulado no ano.

Especialistas acreditam que os números podem ser ainda maiores, já que o aumento mais significativo ocorreu nos últimos dias.

Embora a quantidade de casos tenha disparado, o número de mortes é consideravelmente menor em comparação com o ano passado. Em 2023, o Acre registrou 39 óbitos devido à Covid-19, enquanto, até agora, foram confirmadas 14 mortes em 2024.

A Sesacre informou que a maior parte dos casos ocorre em adolescentes e adultos jovens, predominando sintomas leves. No entanto, o cuidado no contato com grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças menores de 6 meses e não vacinados, é fundamental.

Com a aproximação das festas de fim de ano, há uma preocupação adicional com a possibilidade de aumento de aglomerações. As autoridades de saúde recomendam a retomada do uso de máscaras em locais fechados ou com grande concentração de pessoas como medida preventiva para conter a disseminação do vírus.

A população é orientada a redobrar os cuidados, reforçando a vacinação e evitando exposições desnecessárias. O controle do atual surto depende, sobretudo, da colaboração de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *