O Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou nesta segunda-feira que o país está em contato com o Irã, Israel e outras partes relevantes diante da escalada de tensões no Oriente Médio. A posição chinesa é de incentivo à retomada do diálogo e à busca por uma solução pacífica e duradoura.
“Esperamos ver um cessar-fogo real. Todas as partes devem retomar o diálogo em pé de igualdade e retornar ao caminho de uma solução política para a questão nuclear iraniana”, declarou Wang Yi em comunicado oficial divulgado pelo governo chinês.
Wang também destacou que a questão palestina permanece no centro das preocupações da região e precisa ser tratada com seriedade pela comunidade internacional. “A paz e a estabilidade no Oriente Médio não poderão ser alcançadas enquanto a injustiça sofrida pelos palestinos continuar sem solução”, afirmou.
A China tem defendido uma postura de neutralidade e de busca por equilíbrio diplomático em conflitos internacionais, propondo a mediação como forma de evitar o agravamento de crises, especialmente no cenário atual, onde há riscos crescentes de novos confrontos.
O posicionamento chinês ocorre em um momento de crescente tensão entre Irã e Israel, com episódios recentes de ataques, ameaças e movimentações militares, o que tem preocupado a comunidade internacional.