Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora
A forte chuva que atingiu Rio Branco desde a madrugada desta segunda-feira (10) colocou as Defesas Civis Municipal e Estadual em estado de alerta. Na manhã, às 6h, o nível do Rio Acre estava em 8,65 metros, mas, após três horas, subiu para 8,79 metros, um aumento de quase 15 centímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Acre, válido entre as 9h desta segunda-feira (10) e as 10h de terça-feira (11). A previsão indica precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos fortes, variando de 60 a 100 km/h.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, ressaltou a preocupação com a elevação do nível dos rios. “Todos os rios vinham apresentando sinal de vazante até as 6h, mas, a partir desse horário, começaram a subir, principalmente em Xapuri, Capixaba e no Riozinho do Rola, que também está subindo bastante. Aqui na capital, o Rio Acre já subiu 15 cm desde as seis horas da manhã”, explicou.
A Defesa Civil Municipal também alertou sobre a subida repentina do volume de água dos rios e igarapés. Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, o Rio Acre apresentava um aumento médio de 5 centímetros por hora. “Dada a quantidade de chuvas, a Defesa Civil Municipal monitora os igarapés mais críticos de Rio Branco para prevenir transbordamentos. Até agora, verificamos aumento dos níveis, mas sem transbordamento”, afirmou.
A população deve permanecer atenta aos avisos das autoridades e seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar riscos.